Sono da beleza: mito ou verdade?

Provavelmente você já ouviu falar nessa expressão, correto? E de fato, uma boa noite de sono, além de proporcionar benefícios para a nossa saúde mental e física – aumento da concentração, melhora do humor, prevenção de problemas cardíacos, redução do estresse -, o sono ajuda na saúde da nossa pele.

Isto porque, o sono reparador é essencial manter nosso metabolismo saudável o que se reflete no aspecto da pele. Além disso, uma noite agitada favorece o aparecimento de olheiras no dia seguinte. Vamos te explicar um pouco mais sobre os benefícios do sono da beleza. Confira! 

As fases do sono

Para ter uma boa noite de sono, é necessário dormir no mínimo 8 horas por dia. Quando a iluminação natural do dia começa a escurecer, a glândula pineal começa a produzir a melatonina para nos induzir a dormir. E ao raiar do sol a glândula baixa a sua produção, indicando que é hora de acordar. A melatonina, junto com os outros hormônios, estimula a liberação de fatores de crescimento epidérmicos, estimula a produção de colágeno, melhora a vascularização e o detox.

Nas primeiras três horas, o organismo começa a liberar o hormônio do crescimento (GH), que é encarregado por manter a aparência mais jovem e radiante da pele. Então, a partir da liberação dessa substância, são reparados os danos diários sofridos pela epiderme, evitando o processo de envelhecimento precoce. 

Na última fase do ciclo, a pele passa por uma mudança de temperatura até ficar tão fria quanto possível. Isso relaxa os músculos, o que leva à fase de recuperação mais profunda do descanso. 

Quais as vantagens do sono da beleza? 

Hidratação natural: é normal durante o sono você transpirar mais. Isso ocorre devido ao reequilíbrio da hidratação e à recuperação da umidade do seu corpo. Sendo assim, dormir é um hidratante natural que auxilia na suavização das rugas. 

Pele mais viçosa: uma noite de sono reparadora, ajuda o sangue a fluir de maneira mais eficiente pelo seu corpo, o que contribui para uma oxigenação melhor. Portanto, com a chegada do oxigênio em todas as células, a pele ganha um aspecto corado e bonito. 

Sistema imunológico mais forte: ele é responsável por combater doenças e infecções no nosso organismo. Uma boa noite de sono melhora a imunidade e a saúde. Logo, quem sofre com problemas graves de acne pode ver uma melhora significativa no tratamento graças a um sistema imunológico eficiente já que  se o corpo está suscetível à entrada de bactérias e vírus, combater inflamações pode ser mais difícil. 

Processo de envelhecimento desacelerado: o colágeno é uma proteína responsável pela elasticidade e resistência da pele. A falta de uma boa noite de sono gera um processo inflamatório assintomático mas que prejudica a formação de colágeno favorecendo o envelhecimento precoce, o aparecimento de rugas e flacidez. 

Share:

Deixe uma resposta