Natação e Cabelo: Cuidados Para Proteger os Fios!

A natação é um ótimo exercício físico e traz inúmeros benefícios para a saúde, mas com a prática, é necessário atentar para os cuidados com os cabelos. O cloro da piscina já é conhecido por ressecar os fios, tirar o brilho e a maciez, além de afetar a coloração de cabelos tingidos e descoloridos. Uma saída para evitar tais danos é o uso da touca. Contudo, o uso contínuo da vestimenta pode enfraquecer os fios, causando quebras e possível queda de cabelo. Pensando no melhor para a sua beleza, separamos algumas dicas de cuidados para antes, durante e depois de entrar na piscina. Confira!

Cuidados antes de entrar na piscina: 

  • Enxágue os fios: primeiro é essencial passar pelo chuveiro para enxaguar o cabelo com água doce. Isso porque o cloro é incapaz de prejudicar tão intensamente os fios quando os molhamos os cabelos antes de entrar na piscina.
  • Faça um rabo de cavalo ou coque: antes de colocar a touca, prenda todo o cabelo em um coque ou rabo de cavalo usando, de preferência, um elástico de tecido. Dessa maneira, o atrito dos fios com a touca é diminuído, evitando que sejam repuxados e quebrem. Além disso, assim você garante que todo o cabelo ficará protegido do contato com a água da piscina!
  • Use touca revestida com tecidos: dê preferência às toucas de silicone que são revestidas internamente com tecido. Caso não as encontre, você pode ainda investir em uma touca de lycra por baixo da de silicone comum. O objetivo é evitar ao máximo a fricção direta entre os cabelos e os materiais sintéticos.
  • Enxágue o cabelo logo em seguida: assim que acabar a aula, você deve tomar uma ducha para retirar todo o cloro do cabelo. Quanto maior o tempo que a substância passa em contato com os fios, maiores são os danos às suas madeixas. 
  • Use produtos para fortalecer os fios: o Trichoxidil é um fitocomplexo vegano e uma ótima opção natural para o fortalecimento e desenvolvimento capilar. Ele estimula a expressão de fatores de crescimento envolvidos com a nutrição e alongamento dos fios. Converse com seu médico!
Share:

Deixe uma resposta