Hormônios: o que são, o que fazem no corpo e muito mais!

Os hormônios são moléculas produzidas pelo sistema endócrino e que mandam mensagens à várias partes do corpo. Eles regulam os processos do seu corpo, como pressão sanguínea, fome e libido. Os hormônios são fundamentais para todos os sistemas do nosso organismo, pois eles orquestram todo o funcionamento do nosso metabolismo como por exemplo, o gasto de energia.

O que os hormônios fazem no corpo?

No decorrer do dia, nosso corpo passa por constantes alterações hormonais. Quando nos alimentamos, o pâncreas produz o hormônio insulina que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Já as glândulas supra renais bombeiam o hormônio adrenalina para nos deixar em alerta. E, a glândula pineal trabalha para produzir o hormônio melatonina que auxilia numa ótima noite de sono.

Excesso na produção hormonal (também conhecido como hiperfunção) assim como carência na sua produção  (conhecido como hipofunção), pode causar problemas. Nesses casos, procure um endócrino. 

Desequilíbrio hormonal

O desequilíbrio hormonal é a alteração em excesso ou diminuição nos níveis de hormônio no corpo, afetando as suas funções. Eles interferem diretamente na saúde de uma pessoa, podendo ocorrer irritação ou até distúrbios relacionados ao peso. 

Além disso, algumas condições de saúde podem causar desequilíbrios hormonais, sendo alguma delas: diabetes, distúrbio de tireoide e síndrome do ovário policístico.

Quais hormônios são responsáveis por o quê? 

  • Glândulas supra renais: produzem os hormônios do estresse.
  • Glândula pineal: produz melatonina para regular o relógio biológico.
  • Hipotálamo: regula a temperatura corporal, fome, humor, sede, sono e libido.
  • Ovários: secretam hormônios sexuais para uso no ciclo reprodutivo.
  • Pituitária: regula o trabalho das glândulas supra renais, tireoide, testículos e ovários
  • Paratireoide: regula o cálcio.
  • Pâncreas: produz insulina para ajudar a usar alimento como energia.
  • Tireoide: regula os batimentos cardíacos e como as calorias são usadas.
  • Testicular: produzem testosterona e esperma 

Assim sendo, o diagnóstico e o tratamento precoce previnem complicações e melhoram, consideravelmente, a qualidade de vida. Além do mais, são fundamentais para prevenir o aparecimento ou agravamento de doenças e disfunções. Por isso, estar atento e consultar um endócrino é essencial para não ocorrer excesso de hormônio ou falta. Cuide de você! 

Share:

Deixe uma resposta