Qual a relação do ciclo circadiano com a microbiota intestinal? 

O Ritmo Circadiano é caracterizado como o relógio biológico do nosso corpo, e tem como principal função regular as funções do organismo de acordo com os horários do dia e da noite. A partir dele, é possível definir os melhores horários para acordar, dormir, comer e até mesmo se exercitar. 

Já a microbiota intestinal é definida como o conjunto dos microrganismos, que incluem as bactérias, fungos, vírus e protozoários que habitam o intestino.  

Estudos mostram que a microbiota intestinal também é regulada pelo ritmo circadiano através da alimentação, que pode alterar a atividade metabólica e impactar a função imunológica tanto de forma positiva quanto negativa. 

Tanto que, ter hábitos mais saudáveis promovem tanto um ritmo circadiano quanto uma microbiota mais saudável. Confira quais são os hábitos que você deve manter. 

Dicas para manter seu microbioma ainda mais saudável 

Para manter a saúde do seu microbioma, é necessário priorizar hábitos mais saudáveis. Entre eles, estão: 

  • Prática de exercícios físicos com regularidade;
  • Alimentação equilibrada e rica em fibras, priorizando proteínas e vegetais, evitando o consumo de alimentos industrializados ou produtos ricos em açúcar, carboidratos simples e gorduras;
  • Ingestão da quantidade correta de água de acordo com sua estrutura corporal; 
  • Sono regulado; 
  • Assim como, gerenciamento do estresse e ansiedade.

 

Em alguns casos, pode ser necessária a reposição dos micro-organismos (pode ser necessário repovoar a microbiota de determinadas regiões, que se encontram em desequilíbrio, utilizando probióticos (que são bactérias benéficas) e, para isso a suplementação com probióticos e prebióticos pode ser essencial.) 

Entretanto, é necessário buscar orientação de um médico ou nutricionista para que a suplementação seja feita de forma adequada. 

Conheça no próximo tópico a Akkermansia muciniphila e saiba como ela contribui para a microbiota intestinal. 

Akkermansia Muciniphila: uma aliada à saúde intestinal 

Akkermansia Muciniphila é uma bactéria que possui um papel fundamental na saúde intestinal, isso porque ela fortalece a função da barreira do intestino, aumenta a imunidade e a oxidação de ácidos graxos, promovendo uma melhora da resistência insulínica e desordens hepáticas.

Estudos mostram que, pessoas acometidas com diabete e síndrome metabólica tendem a ter baixas concentrações de Akkermansia muciniphila em seu organismo e por isso, a suplementação com esse ativo pode auxiliar no tratamento. 

Para saber se a Akkermansia Muciniphila é ideal para você, busque orientação médica e converse com nossa equipe de atendimento para fazer o seu orçamento conosco.