Confira Dicas para Combater a Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar que tem como sintoma a ingestão exagerada de alimentos. A ingestão de alimentos acontece mesmo sem a presença de fome ou necessidade física do alimento. Sendo assim, a pessoa compulsiva não tem o controle do que está comendo e a quantidade.

Existe algumas diferenças entre as pessoas que exageram na comida em algum momento ou ocasião especial e as pessoas que tornam isso um hábito. A compulsão alimentar é identificada quando a pessoa passa a ser dependente da comida. Alguns outros sinais podem ser observados:

  • A pessoa come mais rápido que o normal;
  • Comer mesmo sem fome ou depois de sentir-se satisfeito;
  • Alimentar-se escondido;
  • Acordar à noite para comer;
  • Ter sentimento de tristeza ou culpa depois de comer muito;

Como tratar:

O tratamento para a compulsão alimentar deve ser multidisciplinar. O indivíduo deve receber acompanhamento médico, psicológico, nutricional e em alguns casos medicamentoso. O tratamento não deve ser somente baseado no uso de medicação, é essencial que o paciente tenha um acompanhamento de um psicólogo para compreender os gatilhos de ansiedade e estabelecer estratégias de controle. Algumas dicas para controlar a compulsão alimentar são:

Praticar exercícios físicos:

Os exercícios físicos, yoga ou meditação trazem uma sensação de prazer e bem-estar, portanto é fundamental trazer essas práticas para a sua rotina e ajudar no controle da ansiedade e assim, diminuindo a compulsão alimentar.

Beba água:

É uma dica valiosa e que serve para manter o seu corpo saudável. É uma forma também de controlar a fome e o desejo.

Coma alimentos ricos em fibras:

Adicione ao seu cardápio alimentar frutas, verduras, hortaliças e gorduras boas, pois são opções que te deixarão saciado por mais tempo.

Manipulados:

Uma ótima opção é o bombom sacietógeno da Officilab que tem como a principal função a sensação de saciedade e entre outros benefícios como: melhora a qualidade do sono, aumenta a captação de glicose pela célula, aumenta os níveis de serotonina e dopamina, veículo dietético, saboroso, livre de glúten, lactose e açúcar.

Share:

Deixe uma resposta