Você sabe o que é ciclo Circadiano e como ele pode estar influenciando no seu peso?

Ciclo Circadiano ou Ritmo Circadiano é conhecido popularmente como relógio biológico, aquele que nos indica o horário de acordar, dormir, que nos dá fome perto do horário das refeições e nos deixa um pouco desorientados quando viajamos para países com fuso horário diferente. Ele está diretamente ligado à iluminação do ambiente e é responsável por regular a liberação do hormônio Melatonina, através da glândula pineal. À noite, no escuro, a liberação da Melatonina se intensifica. Quando em equilíbrio e normal funcionamento, esse hormônio irá influenciar no sono, na renovação celular, nos processos inflamatórios, modulação dos efeitos do estresse, além de prevenir a resistência à insulina, auxiliar na fertilidade feminina, amenizar sintomas da menopausa e, recentemente descoberto, na queima de gordura corporal.

Estudos comprovam que a restrição ou privação do sono altera o Ritmo Circadiano, influenciado diretamente a produção de Melatonina. Esse desequilíbrio, além de provocar diversas alterações fisiológicas no corpo, provoca também o aumento de gordura. Em 2018 foi demonstrado que a Melatonina exerce papel chave na ativação do tecido adiposo marrom (célula queimadora de gordura), queimando o tecido adiposo branco (célula armazenadora de gordura).

Com o ritmo de vida cada vez mais agitado, dormir tarde com o celular na cama, pular o café da manhã e jantar tarde da noite, se tornaram práticas comuns que contribuem para a alteração crônica do ciclo Circadiano. Para manter seu relógio biológico funcionando perfeitamente e, consequentemente, evitar doenças e ganho de peso, é recomendada a prática de exercícios físicos durante o dia, limitar o uso de celular, evitar a ingestão de álcool, nicotina, cafeína e outros estimulantes antes de dormir. Essas práticas, associadas à presença de um ambiente escuro e tranquilo, ajudam a normalizar a produção da Melatonina e o funcionamento do ciclo.

Formas alternativas para contribuir com a normalização do Ritmo Circadiano é a ingestão Melatonina. A Officilab manipula o hormônio em diversas versões: cápsulas, tabletes sublinguais, gotas sublinguais e filmes orodispersíveis (strips).  O uso da Melatonina manipulada é uma opção para quem sofre com insônia, quem trabalha em turnos noturnos, trocando o dia pela noite, entre outros casos. A ingestão do hormônio Melatonina garante o equilíbrio do ciclo Circadiano e saúde do corpo. Lembrando que o seu médico deve ser sempre consultado.

Fonte: HALPERN, Bruno. O papel da melatonina na regulação do tecido adiposo marrom. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2018

 

Share:

Deixe uma resposta