O que é a cafeína e como ela age no organismo 

A Cafeína é uma substância química pertencente ao grupo das xantinas, presente no café e em alimentos como erva-mate, chá verde e cacau, mas também pode ser encontrada na suplementação. Ela possui um efeito estimulante no organismo, sendo capaz de aumentar a concentração e a disposição, sendo tema de diversos estudos nos últimos anos. 

 

Confira no próximo tópico os principais benefícios da cafeína. 

Benefícios da Cafeína 

Promove bem-estar 

A cafeína possui uma propriedade capaz de estimular a produção de hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar em algumas pessoas, podendo até mesmo prevenir processos de degeneração cerebral e inibir o crescimento de células tumorais.

 

Auxilia no tratamento da gordura localizada 

Esse ativo também pode ser usado em tratamentos e produtos que ajudam na redução da gordura localizada e celulite, já que ele contribui para a quebra de células gordurosas. 

 

Ação antioxidante 

Por agir como um antioxidante natural, a cafeína oferece um efeito protetor nas estruturas que dão sustentação à pele, como o colágeno e elastina. Por isso, esse ativo pode contribuir para uma pele mais saudável, jovem e macia. 

 

Auxilia na performance esportiva 

A cafeína ajuda na melhora da concentração, potencializa a contração muscular e aumenta a tolerância em atividades intensas, contribuindo diretamente para a performance. Além disso, ela possui efeitos analgésicos, alterando a percepção de dor durante os exercícios. 

A Cafeína tem efeitos colaterais? 

Sim, ela pode apresentar efeitos colaterais se consumida em grande quantidade, como dificuldade para dormir, irritabilidade, náusea, enxaqueca, taquicardia, tremores e até mesmo o aumento da ansiedade. 

 

Por isso, o ideal é consultar um nutricionista para entender qual a quantidade ideal de cafeína para você, já que cada organismo reage de maneira diferente a uma mesma dose. 

A cafeína pode ser suplementada? 

Sim! Geralmente a cafeína é indicada para atletas que buscam a melhora da performance, para pessoas que praticam esportes de alta intensidade e até mesmo para quem deseja emagrecer.

 

No entanto, a suplementação deve ser feita somente sob supervisão médica ou nutricional, já que ela é contraindicada em diversos casos, como para hipertensos e pessoas com ansiedade. 

Orce o seu manipulado conosco! 

A Officilab manipula a Cafeína de diversas formas, tais como: Shot, Mocaccino Funcional, Chocolates, Veículos para Refresco e até mesmo Bombom Trufado. Fale com nossa equipe de atendimento e orce seu manipulado conosco.