Benefícios dos probióticos para a saúde íntima feminina

Diversos fatores podem impactar no equilíbrio do microbioma vaginal e trazer alterações indesejadas no organismo. Muitas mulheres sofrem com infecções bacterianas em idade reprodutiva e são amplamente conhecidas por causarem infertilidade devido ao processo inflamatório que provocam. 

 

Os probióticos são muito conhecidos por ter diversos benefícios para o intestino, mas o que poucas pessoas sabem são os benefícios dele para a saúde íntima feminina. Por este motivo, separamos alguns destaques da importância dos  probióticos para a saúde das mulheres. Confira! 

 

Benefícios 

 

Os probióticos possuem a capacidade de manter e restaurar o equilíbrio da microflora intestinal e vaginal, com consequências positivas na saúde feminina incluindo o controle do estresse e o estímulo as defesas naturais. 

 

O equilíbrio da flora vaginal é frágil e muitos fatores internos e externos podem afetá-los. Embora nossa saúde seja um reflexo de muitos fatores, estudos mostram que a suplementação probiótica pode trazer muitos benefícios.

 

Algumas das questões que podem ser tratadas com o uso de probióticos são: vaginoses bacterianas, candidíase e desconforto no trato urinário. Um microbioma vaginal saudável  é caracterizado por uma alta presença de lactobacilos,  o contrário é verdadeiro, baixa concentração de lactobacilos promove desequilíbrio, processo conhecido como disbiose e como consequência o aumento do risco de doenças.

 

 Portanto, o uso de probióticos, seja via oral ou intravaginal, demonstra ter uma boa eficácia na saúde íntima feminina. Além dos probióticos, é importante fazer uma reeducação alimentar aliada a outros hábitos de vida saudáveis para manter a microbiota saudável e garantir um bom funcionamento do organismo.

Share:

Deixe uma resposta